torneira-pingando

Torneira pingando? Ninguém merece

As torneiras são parte essencial de uma casa. Assim, manter suas torneiras em boas condições de funcionamento é de grande importância. Coisa mais chata é ter uma torneira pingando sem parar. Além do barulho irritante é um desperdício de água que nos dias de hoje não podemos permitir.

E atenção …. uma torneira pingando pode desperdiçar uns 40 litros de água por dia. R$ 1.200 é o dinheiro que se gasta com o pinga-pinga de água de uma torneira ao longo do ano! É um desperdício de 16 mil litros de água limpa e tratada. Resolver esse problema, entretanto, é simples e barato.

Lembre-se de que o fornecimento de água entra em sua casa sob pressão, portanto é necessário que haja uma vedação à prova de água retendo a água que entra quando o manípulo da torneira está na posição fechada. Essa vedação geralmente é criada por uma arruela flexível pressionada firmemente contra a sede da torneira. Obviamente, quando a vedação ou a sede não funcionam corretamente, um pouco de água pode vazar e pingar pela torneira. Para deter o gotejamento, tudo que você tem que fazer geralmente é substituir ou reparar a sede.

 
A primeira coisa a fazer quando consertar o gotejamento de uma torneira é interromper o fornecimento de água. Você deve interromper o fornecimento de água em um registro nas proximidades. Entretanto, se sua casa não estiver equipada com registros para acessórios fixos individuais, poderá ter que ir até o registro principal e suspender o fornecimento para toda casa. A seguir você encontra várias maneiras de resolver os problemas de gotejamento em torneiras.

 

Ferramentas necessárias

  • Chave de fenda
  • Chave inglesa
  • Alicate de bico fino
  • vedações de reposição

 
 

Passo a passo

 

    1. Verifique se o cômodo tem um registro geral. Se tiver, feche-o para eliminar vazamentos. Se não tiver dentro do cômodo então feche o registro geral da casa.

     

    2. Desaperte o pino na parte superior da torneira com um alicate e retire-o. Removendo o manípulo da torneira, solte o pequeno parafuso na parte superior ou na parte de trás do manípulo. Alguns parafusos estão ocultos por por uma tampa metálica ou plástica de encaixe ou parafusada. Assim que remover a tampa, verá o parafuso instalado na parte superior do manípulo. Se necessário, use óleo penetrante, como WD-40, para ajudar a afrouxá-lo, principalmente em função da maresia que enferruja com mais facilidade as partes de aço e ferro.

     

    3. Se o vedante (courinho) estiver ajustado, será necessário trocar a torneira, se o vedante estiver solto, retire-o. Substitua a vedação antiga por uma nova. As arruelas de vedação poderão deter quase todo o vazamento. Observe também se o formato da arruela antiga é chanfrado ou plano e substitua-a por outra igual. As vedações projetadas somente para água fria se expandem bastante quando se aquecem, fechando a abertura e diminuindo a vazão de água quente. Algumas vedações funcionarão para ambas, mas você deve se assegurar de comprar as peças de reposição exatas;

     

    4. Encaixe a nova arruela de vedação (novo courinho) no pino e reinstale o conjunto na torneira fixando bem. Coloque a parte de cima da torneira; rosqueie com um alicate. Gire a haste no sentido horário. Com a haste no local, instale novamente a porca da gaxeta. Tome cuidado para não marcar o metal com a ferramenta; examine o parafuso e a haste, e substitua-os se estiverem danificados.

     

    5. Coloque o parafuso novamente na peça e aperte com uma chave de fenda. Encaixe o pino superior da torneira manualmente ou com um alicate. Libere o fornecimento de água e verifique se os vazamentos continuam.

 

Ainda na dúvida?

Se ainda ficou na dúvida mesmo com o passo a passo acima, vale a pena conferir o vídeo abaixo com a explicação de como trocar o anel de vedação para evitar o vazamento e consequentemente a torneira pingando.

 

 

Recomendação

Substituir uma torneira requer algum trabalho e paciência. Felizmente, as novas torneiras são fabricadas para a instalação “faça-você-mesmo” e incluem instruções fáceis de seguir. Uma torneira nova pode melhorar a aparência de seus metais de cozinha ou banheiro e também eliminar todos os vazamentos, gotejamentos e outros problemas que você possa ter com sua antiga torneira.

 

Mas lembre-se: mesmo com a facilidade das novas torneiras em trocá-las ou consertá-las, fazer esse serviço exige um mínimo de conhecimento em hidráulica e muita paciência. Se não houver nenhum desses requisitos, recomendamos chamar um profissional qualificado para realizar o reparo. Para isso, existe o Marido de Aluguel em Florianópolis, que resolverá tudo numa única chamada.

     

Fonte: FoxLux, AssimqueFaz, hsw

     

(Este conteúdo foi visitado 277 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>